Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, afirmou este domingo, em Luanda, que a Índia assume um papel crucial nas relações de cooperação e amizade que Angola mantém com os seus principais parceiros internacionais, a julgar pelo potencial de crescimento e intercâmbio económico entre os dois países.
O Chefe de Estado falava durante as conversações oficiais entre delegações governamentais de Angola e da Índia, realizadas no Palácio Presidencial, no âmbito da visita de Estado da Presidente indiana, Draupadi Murmu.
O estadista angolano, segundo notícia da Angop, recordou a visita que efectuou a Índia em Maio deste ano, durante a qual foram identificadas acções e projectos prioritários para o reforço da cooperação bilateral, com enfoque nas áreas da agricultura, saúde e desenvolvimento industrial.
Segundo João Lourenço, Angola pretende beneficiar da experiência e das soluções tecnológicas da Índia que considerou “funcionais e adaptadas à realidade dos países em desenvolvimento”, de forma a contribuir para a diversificação da economia angolana e a criação de novas oportunidades de investimento e emprego.
O Presidente da República defendeu ainda a necessidade de dinamizar a implementação das decisões já assumidas entre os dois governos, propondo a realização regular das sessões da Comissão Mista Angola-Índia para evitar atrasos na execução dos compromissos bilaterais e consolidar as bases da parceria estratégica.
O encontro entre as delegações dos dois países culminou com a assinatura de instrumentos de cooperação política e económica, destinados a alargar a base das relações bilaterais e promover benefícios mútuos no processo de desenvolvimento.
A visita de Estado da Presidente da Índia, Draupadi Murmu, decorre de 8 a 12 deste mês, e insere-se no reforço das relações diplomáticas e de amizade entre Luanda e Nova Deli, estabelecidas há 40 anos.
Na sua intervenção, João Lourenço sublinhou que a presença da dirigente indiana em Angola, por ocasião das comemorações do 50º aniversario da Independência Nacional , reveste-se de um significado histórico e diplomático especial.