Política

Publicidade

Presidente da Índia visita Angola a convite do Chefe de Estado

Presidente da Índia visita Angola a convite do Chefe de Estado

Imagens:

DR

Luanda – A Presidente da Índia, Draupadi Murmu, inicia, este sábado, uma visita histórica ao país, tornando-se na primeira Chefe de Estado indiana a deslocar-se oficialmente ao país.

A visita da 15ª Presidente da Índia, que decorre a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, estende-se até ao dia 12, e acontece num momento de simbolismo duplo, traduzido no facto de Angola celebrar o 50.º aniversário da Independência Nacional e assinala-se o 40.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Luanda e Nova Deli.

Durante a sua estadia, a Presidente Draupadi Murmu manterá um encontro com o Chefe de Estado angolano, no dia 9, centrado no reforço da cooperação económica, tecnológica, energética e educativa entre os dois países.

No dia 11 de Novembro, a Presidente indiana participará nas cerimónias oficiais alusivas ao 50.º aniversário da Independência de Angola, num gesto que simboliza o reconhecimento do papel crescente do país asiático como parceiro estratégico no continente africano.

A agenda da visita inclui igualmente uma sessão solene na Assembleia Nacional, durante a qual a Presidente indiana dirigirá uma mensagem ao Parlamento e ao povo angolano, bem como um encontro com a comunidade indiana residente em Angola, composta maioritariamente por empresários e técnicos dos sectores da construção civil, comércio e tecnologias de informação.

A visita abre uma nova etapa nas relações bilaterais, permitindo aprofundar a cooperação mutuamente vantajosa e consolidar os laços de amizade e solidariedade entre os dois povos.

A deslocação a Luanda da Presidente Murmu ocorre seis meses depois da visita do Presidente João Lourenço à Índia, entre 1 e 4 de Maio deste ano, a convite da estadista indiana.

Durante a sua estada em Nova Deli, o Chefe de Estado angolano manteve encontros com a Presidente Droupadi Murmu e o Primeiro-Ministro Narendra Modi, que culminaram com a assinatura de vários memorandos de entendimento nos domínios da agricultura, saúde, cultura, juventude e energias renováveis.

Na ocasião, Angola formalizou ainda a sua adesão à International Solar Alliance (ISA), reforçando o compromisso com a transição energética sustentável, e beneficiou do anúncio de uma linha de crédito de 200 milhões de dólares para modernização das Forças Armadas.

A agenda presidencial incluiu igualmente um fórum empresarial Angola–Índia, voltado para o incremento do investimento mútuo nos sectores do petróleo, gás, agricultura, mineração e infra-estruturas, além de um diálogo estratégico sobre a cooperação no âmbito do Sul Global e da União Africana.

Angola e a Índia mantêm relações diplomáticas desde 1985 e têm vindo a reforçar a sua parceria em áreas estratégicas, com destaque para o comércio, investimento, petróleo, diamantes, tecnologias de informação e ensino superior.

Mais notícias sobre Política

Praça da República preparada para acolher acto central do Dia da Independência

Presidente da República exorta juízes a garantir uma justiça credível

Presidente da Índia visita Angola a convite do Chefe de Estado

Chefe de Estado da Índia reitera compromisso de uma cooperação mutuamente vantajosa

Assembleia Nacional discute OGE/2026 na generalidade

Presidente da República considera Índia parceiro estratégico de Angola

Presidente da República aponta paz como principal ganho nos 50 anos do país

Chefe de Estado recebe Presidente da Índia

Presidente alemão visitou fábrica de vacina animal no Huambo

ÚLTIMAS

1

João Lourenço felicita Alassane Ouattara pela reeleição

2

Inaugurada exposição sobre a vida do primeiro embaixador africano acreditado na Santa Sé

3

Países assinam compromisso para combater desinformação

4

Analisados investimentos norte-americanos em Angola

5

Ingressos para jogo Angola e Argentina estão esgotados

Leia mais . . .

Publicidade