Política

Publicidade

Chefe de Estado da Índia reitera compromisso de uma cooperação mutuamente vantajosa

Chefe de Estado da Índia, Droupadi Murmu

Imagens:

DR

Luanda – A Chefe de Estado da Índia, Droupadi Murmu, assinalou, domingo, o compromisso de continuar a estreitar a parceria com o Governo angolano, tendo expressado o desejo de ver os dois países cooperar em mais sectores, como Petróleos, Infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias.

 Ao discursar momentos antes da assinatura dos novos instrumentos jurídicos, a Presidente indiana disse que o seu país também está interessado em investir em projectos de refinarias em Angola.

Droupadi Murmu lembrou que Angola desempenha um papel importante no que diz respeito à busca de segurança energética da Índia, um dos maiores compradores de petróleo e gás angolano.

“As empresas indianas podem assinar contratos de longo prazo para a aquisição de petróleo e gás angolano e estarão interessados nisto. Ao mesmo tempo, as nossas empresas deste sector deverão, também, querer investir em offshore e projetcos upstream em Angola, como líder global na área de refinação de petróleo”, sublinhou.

Droupadi Murmu, que cumpre a primeira visita de Estado a Angola, disse ser intenção da Índia trabalhar em conjunto com o Governo angolano, com vista ao reforço da parceria entre as partes.

No âmbito das possíveis áreas por explorar, apontou a dos fertilizantes, componente importante para a agricultura sustentável, para de seguida fazer menção ao interesse de empresários indianos investirem em projectos de produção de ureia e fertilizantes.

Ao compartilhar a experiência indiana na construção de mais de 12 mil quilómetros de estradas, anualmente, a Presidente Murmu destacou a disposição do seu país ajudar Angola em infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias.

“A experiência e perícia que alcançamos nesta área pode também ajudar a melhorar a conectividade e infra-estruturas de transportes em Angola. A Índia fabrica comboios de alta velocidade que revolucionaram o sector ferroviário”, frisou.

A estadista é de opinião que os dois países têm muitas oportunidades de cooperação, acrescentando à lista o sector dos recursos minerais, como exemplo, citando o facto de Angola ser um dos maiores produtores de diamantes do mundo, enquanto a Índia é reconhecida mundialmente pela sua capacidade na lapidação de diamantes.

“Podemos aqui alavancar os nossos esforços nesta área em benefício mútuo. As empresas indianas são capazes, também, de explorar os minerais cruciais e terras raras em Angola, e isso poderia resultar numa colaboração mutuamente vantajosa entre ambas as partes, em áreas como viaturas eléctricas, tecnologia de semicondutores e inteligência artificial”, ressaltou.

Em relação ao sector da Indústria de Defesa, ponto que mereceu destaque no discurso do Chefe de Estado angolano, Droupadi Murmu disse tratar-se de um aspecto bastante importante.

Neste sentido, indicou que a Índia emergiu como exportador confiável de vários tipos de produtos do sector de Defesa. “Estaríamos dispostos a responder aos requisitos e necessidades de defesa angolana, incluindo a operacionalização da linha de crédito de defesa, anunciada durante a sua visita à Índia, reiterou.

A Presidente indiana considerou crucial o sector Agrícola para ambos os países. A Índia pode assistir Angola no reforço da sua produção agrícola, através da partilha de experiência e fornecer sementes de alta qualidade.

Droupadi Murmu garantiu total disponibilidade de a Índia fornecer ao país uma vasta gama de serviços, com realce para o fornecimento de medicamentos, vacinas, criação de hospitais, clínicas, telemedicina e serviços médicos, prestando pessoal paramédico, capacitação e formação em geral.

A Presidente Droupadi Murmu, que participa terça-feira no acto central das celebrações do 11 de Novembro, na Praça da República, felicitou o povo e o Governo angolano pelos 50 anos da Independência.

Mais notícias sobre Política

Praça da República preparada para acolher acto central do Dia da Independência

Presidente da Índia visita Angola a convite do Chefe de Estado

Presidente da República aponta paz como principal ganho nos 50 anos do país

Novo presidente da SADC será conhecido em breve

Chefe de Estado da Índia reitera compromisso de uma cooperação mutuamente vantajosa

Presidente da República exorta juízes a garantir uma justiça credível

Chefe de Estado recebe Presidente da Índia

Empossados Presidente do Tribunal Supremo e juízes do Tribunal de Contas

Assembleia Nacional discute OGE/2026 na generalidade

ÚLTIMAS

1

João Lourenço felicita Alassane Ouattara pela reeleição

2

Inaugurada exposição sobre a vida do primeiro embaixador africano acreditado na Santa Sé

3

Países assinam compromisso para combater desinformação

4

Analisados investimentos norte-americanos em Angola

5

Ingressos para jogo Angola e Argentina estão esgotados

Leia mais . . .

Publicidade